- Memorial das Ligas Camponesas - Povoado de Barra de Antas - Sapé - Paraíba - Brasil - CEP: 58340-000 - e-mail: memorial.ligascamponesas@gmail.com -





terça-feira, 13 de março de 2012

ONG e trabalhadores organizam evento para lembrar os 50 anos do assassinato de João Pedro Teixeira em Sapé

A morte do líder camponês marcou a história das Ligas Camponesas no Brasil


A ONG – Memorial das Ligas Camponesas – juntamente com universidades, Governo do Estado da Paraíba, Prefeitura de Sapé e entidades representativas dos trabalhadores rurais estão organizando um evento em homenagem ao líder camponês João Pedro Teixeira. O evento marca o cinquentenário do assassinato de João Pedro, morto em uma emboscada em dia 2 de abril de 1962, fato que marcou a história das Ligas Camponesas.

A organização do evento programou diversas atividades que terão início no Cemitério Nossa Senhora da Assumpção, conhecido como o ‘cemitério velho de Sapé’, local onde está sepultado João Pedro. De lá, o evento percorre as ruas da cidade até a Praça João Pessoa, localizada no centro da cidade, onde haverá discursos, homenagens e místicas. A Praça é um marco histórico onde aconteciam as reuniões dos camponeses que faziam parte da liga camponesa de Sapé e região. As Ligas Camponesas foram associações de trabalhadores rurais formadas em Pernambuco e, depois, em estados como Paraíba, Rio de Janeiro e Goiás. Iniciaram em 1955 e se estenderam até 1964 com o objetivo de lutar pela reforma agrária e pela posse de terra. Na Paraíba, destacou-se o núcleo de Sapé, com mais de 10 mil integrantes liderados por João Pedro Teixeira.

O evento é realizado todos os anos, mas este ano o movimento ganha um importante marco. O Governo do Estado da Paraíba desapropriou e está reformando a casa onde morou João Pedro Teixeira e família. A casa será entregue pelo Governo do Estado à ONG – Memorial das Ligas Camponesas. O imóvel será transformado no Museu Histórico das Lutas Camponesas no Nordeste. A Ong vem organizando um importante acervo de fotos, documentos, publicações e objetos que resgatam a história das Ligas Camponesas e todo este acervo encontra-se em um imóvel cedido pela Igreja Católica. Com a abertura do museu, todo o acervo será integrado ao imóvel, formando um importante aparato para pesquisas e preservação da história das Ligas Camponesas. 


O prefeito de Sapé, João Clemente Neto e o Governador do Estado da Paraíba, Ricardo Coutinho, já confirmaram presença no evento. A prefeitura vai contribuir com a infraestrutura e logística do evento e o Governador do Estado deu todo o apoio com o tombamento, desapropriação e restauração do imóvel (terreno e residência) que pertenceu à família de João Pedro. Elizabeth Teixeira, viúva de João Pedro, estará presente ao evento, como faz todos os anos.

Os organizadores esperam um grande número de pessoas entre estudantes, estudiosos, religiosos, trabalhadores, historiadores, políticos e simpatizantes de diversos estados brasileiros. Para o presidente da Ong, Luiz Damázio de Lima, o evento resgata a história, faz justiça aos protagonistas das ligas camponesas e cria um importante acervo histórico para o município de Sapé.

Veja a programação:

CINQUENTENÁRIO DO ASSASSINATO DE JOÃO PEDRO TEIXEIRA

DATA: 02 de abril de 2012

- 9h - Concentração no Cemitério Nossa Senhora da Assumpção em Sapé; 
-  9h15 - Caminhada até a Praça João Pessoa;
-  9h30 às 11h30 - Ato público na Praça João Pessoa;
- 11h30 a 13h - Intervalo para almoço;
- 13h30 - Carreata para o povoado de Barra de Antas (zona rural de Sapé);
- 14h - Inauguração do Memorial das Ligas Camponesas (em Barra de Antas).

"eu sei que o nego vai morrer, que esta luta vai ser abafada; vai ficar como um fogo de monturo por baixo. Mas quando ele se levantar mais tarde, aí não tem água que apague este fogo".  

(João Pedro Teixeira)

* Por Jorge Galdino - Assessor de Comunicação da ONG 
 Fones: 8154-9402 / 8836-0340 / 9110-9610


Nenhum comentário:

Postar um comentário